sábado, 4 de junho de 2016

A relevância da política municipal

 Não passou desapercebida entre os pesquisadores da ciência política a publicação da obra Eleições, partidos e representação política nos municípios brasileiros (Ed. UFJF), organizada por Marta Mendes da Rocha (UFJF) e Maria Teresa Miceli Kerbauy (Unesp). O grande objetivo da obra é analisar as diversas dinâmicas da política municipal do Brasil, buscando em parte lançar mão à criação de agendas de pesquisa específicas, que contribuam de modo teórico-metodológico, alertando, assim, para o fato de que nem tudo se responde a partir de Brasília, aplicando automaticamente modelos de análise que respondem insatisfatoriamente ao que tende a ocorrer nos municípios.
Pesquisas sobre partidos políticos, eleições locais, padrões de votação do eleitorado, produção legislativa, entre outros temas, configuram o que tem despertado os cientistas políticos a buscar um olhar diferenciado sobre o que acontece nos municípios. Talvez a conjuntura política atual caminhe para o mesmo sentido, quando a radicalização do antipetismo presente na sociedade (e por parte da oposição partidária) e os equívocos do governo petista assombram aqueles que estão preocupados em potencializar a rota republicana de diálogo em torno das agendas necessárias à continuidade do projeto democrático brasileiro.
                   Num primeiro plano, em um cenário de aumento das mobilizações da sociedade civil no qual pairou um sentimento difuso de mudança e de críticas às instituições políticas brasileiras, percebe-se a escassez de debates mais profundos sobre as agendas municipais, em consonância com as responsabilidades conferidas pela Constituição de 1988 ao papel das instâncias subnacionais, inclusive, na formulação e implementação de políticas públicas. Embora as manifestações de junho de 2013 tenham tido como ponto de partida a questão do transporte público em algumas cidades, logo se viu a “nacionalização” do debate, menosprezando o âmbito local.
                         Em um segundo plano, com o avanço da crise do sistema político na percepção dos cidadãos comuns, os parlamentos municipais ainda estão pouco empenhados em gerar uma representação política mais próxima dos eleitores. A produção legislativa nas pequenas e médias cidades é incapaz de mobilizar a sociedade e promover um debate mais fecundo de enfrentamento aos problemas cotidianos. O enfraquecimento das atribuições do legislativo municipal – com os vereadores sendo para a população uma espécie de “despachante” do Poder Executivo – interfere de algum modo nos indicadores de qualidade da democracia e da representação política. O que são, efetivamente, os vereadores na dinâmica política municipal?
                        Por fim, estas duas dimensões interpretativas reiteram os argumentos em defesa das agendas de pesquisa futuras sobre a política municipal, contudo, é ainda mais crucial considerar que vivemos um momento turvo de conjuntura. Há uma tendência consolidada de percepção negativa do sistema político, traduzido em desconfiança das instituições democráticas , que ultrapassa o descontentamento com o governo atual e  da ex - Presidente Dilma Rousseff (PT).
                  A radicalização do antipetismo e as derrotas do governo, fruto da carência de governabilidade e dos julgamentos produzidos por outras instituições políticas (TCU e TSE), levam facilmente o eleitor a focalizar Brasília, quando, em verdade, os municípios também protagonizam, bem ou mal, exatamente a percepção que temos do sistema político. Neste aspecto, a dinâmica política municipal não pode passar incólume aos desafios de fortalecer a cultura política e, sobretudo, as instituições políticas da nossa democracia. Uma provocação: como reinventar os legislativos municipais?

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Nuvem em formato de anjo é vista durante chuvas no Sertão e imagem repercute nas redes sociais

Nuvem em formato de anjo é vista durante chuvas no Sertão e imagem repercute nas redes sociais

Maioria dos municípios paraibanos registrou chuvas nesta quinta-feira; meteorologista informa que deve chover durante todo o resto de semana em diversos municípios paraibanos

Novem se formou acima do município de Patos, no Sertão


Uma nuvem em forma de anjo chamou a atenção dos moradores de Patos, no Sertão da Paraíba, a 307 km de João Pessoa. Ela se formou acima da parede do açude do Jatobá, na tarde desta quinta-feira (18). A imagem circulou nas redes sociais e ganhou repercussão entre os internautas.



Em um dia em que a maioria dos municípios paraibanos registrou chuvas, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o curioso formato se materializou durante intensas precipitações que atingiram o município sertanejo. Veja abaixo um vídeo de Cícero Araújo (Vitrine Patos) com registro da chuva em Patos.



A internauta zeliaalmeida, usuária do Instagram, ao ver a imagem, disse: “os sinais estão se cumprindo”. As usuárias thaisamarta e tat.paula fizeram questão de divulgar a foto para os contatos da mesma rede social.

De acordo com o meteorologista Alexandre Magno, as chuvas desta quinta começaram na região do Litoral durante a manhã. Pela tarde, chegaram à região de Campina Grande e do Sertão com boa intensidade.

Magno ainda informou que deve chover durante todo o resto de semana em diversos municípios paraibanos.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

DESTERRO - HOMEM É PRESO COM ESPINGARDA

A Polícia Militar no intuito de dificultar as ações delituosas abordou um suspeito na zona urbana de Desterro em uma motocicleta marca Honda modelo CB300, com um volume amarrado em suas costas.

















O suspeito identificado como Leandro Evangelista Cassiano, de 33 anos de idade, (conhecido por Leandro de Dudé ou Leandro da cesta básica), natural e residente em Desterro-PB.
A verificar dentro do volume que estava portando, foi encontrado uma espingarda calibre 12 CBC, com dois cartuchos intactos. 
Foi dada voz de prisão e o mesmo foi conduzido para a Delegacia de Teixeira, para serem tomadas as medidas cabíveis.

Radio Entre Rios

Informações da 4ª CPM